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Seminário Internacional:

Educação Emancipatória na Atualidade:
Novas Perspectivas na América Latina e Sul da Europa

Os atuais desequilíbrios sociais e polarizações políticas, as persistentes crises climáticas e o racismo estrutural que afeta as diferentes sociedades, tanto na América Latina como no sul da Europa, tornam hoje mais urgente do que nunca refletir – numa perspectiva transdisciplinar, transversal e internacional – sobre uma educação necessariamente aberta, social e democrática, ou melhor, capaz de problematizar em chave emancipatória para questões e questões que afetam os cidadãos que ali vivem.
Partindo dessas necessidades, a Universidade Federal de Viçosa (Brasil) e a Universidade de Siena (Itália), juntamente com a Rede latino-americana RED para el cambio social y el aprendizaje emancipatório, organizam o Seminário Internacional.

Organização: Departamento de Educação da UFV & Università Di Siena
Apoio: Cátedra Paulo Freire, Red Latinoamericana, NEAT / UFV, GECCE / UFV, NUPEADE / UFV, Tecido / UFV, PPGE / UFV, FUNARBE

Transmissão e participação do evento: Canal do Educação Materialista

23 MAIO
MESA DE ABERTURA: Por que uma educação emancipadora se faz necessária hoje? (09h – 11h, Brasil; 14h – 16h, Itália)
Edgard Leite de Oliveira (UFV - Brasil) 
Carlo Orefice (UNISI - Itália) 

Conferência de abertura: A aprendizagem transformadora como motor do processo emancipatórioLoretta Fabbri (UNISI – Itália)

MESA 1: Pensamento crítico e educação: experiências e aproximações necessárias
(14h – 16h, Brasil; 19h – 21h, Itália)
Coordenação:  Cezar Luiz De Mari (UFV – Brasil)
1. Javier Collado Ruano (UNAE – Equador) – A Filosofia educativa de Paulo Freire em uma leitura crítica do mundo atual
2. Lara Carlette Thiengo (UFVJM – Brasil) – Universidade e formação: desafios em tempos de neoconservadorismo
3. Tomás Sánchez Amaya (UDFJC – Colômbia) – A avaliação educativa em perspectiva crítica

24 MAIO
MESA 2:  Educação, emancipação e territorialidade
(09h – 11h, Brasil; 14h – 16h, Itália)
Coordenação: Fernando Conde (UFV - Brasil)
1.  Ana Carolina Fernandes (EEPDP - Brasil) - Projetos de emancipação nas margens do Capital
2. Astrogildo Luiz de França Filho (UERJ-FFP e AGB Niterói) - Discussões acerca da territorialidade e educação na perspectiva emancipatória
3. Valéria Ana Mosca (UBA - Argentina) - Experiencias de educación emancipadora en Argentina: reflexiones en torno al territorio y al estado
MESA 3: Ciência, tecnologia e educação emancipadora
(14h – 16h, Brasil; 19h – 21h, Itália)
Coordenação: Philippe Drumond Vilas Boas Tavares (UFSC - Brasil)
1. Pedro Guilhermo Rocha dos Reis (UL - Portugal) - Iniciativas de ativismo juvenil na promoção de uma educação emancipadora sobre ciência e tecnologia: exemplos e fatores críticos
2. Bethânia Medeiros Geremias (UFV - Brasil) - Práticas pedagógicas emancipatórias na formação de professores da Educação Básica
3. Mario Giampaolo (UNISI - Itália) - Ensino e tecnologias na educação superior
25 MAIO
MESA 4: Educação, processos participativos e democracia
(09h – 11h, Brasil; 14h – 16h, Itália)
Coordenação: Arthur Meucci (UFV - Brasil)
1. Fabiane Previtali (UFU - Brasil) - Trabalho e Educação e os desafios da emancipação social
2. Jaime Blandon e Martha Janet Velasco (UDFJC - Colômbia) - Cultura democrática e pedagogia. Tensões e apostas
3. Valter Machado da Fonseca (UFV - Brasil) - Democracia e fascismo no Brasil
MESA DE ENCERRAMENTO: Por uma educação emancipadora
(14h – 16h, Brasil; 19h – 21h, Itália)
Coordenação: Edgard Leite (UFV - Brasil) e Carlo Orefice (UNISI - Itália)
Carta de Viçosa (Manifesto latino-americano em defesa do Pensamento emancipatório)

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